Começa amanhã (27/08) a 65ª edição do Festival de Veneza, um dos eventos mais importantes do calendário do cinema mundial. O novo dos irmãos Coen BURN AFTER READING (28/09 no Brasil), abre a mostra. O longa é uma comédia de humor negro estrelada por Brad Pitt, George Clooney e John Malkovitch, que confirmaram presença no evento italiano.

Entre os candidatos ao Leão de Ouro estão o americano Darren Aronofsky, com The wrestler, o japonês Hayao Miyasaki, de “A viagem de Chihiro”, com a animação Ponyo by cliff on the sea e o mexicano Guillermo Arriaga, roteirista de “Amores brutos” e “Babel”, que agora estréia como diretor em The burning plain (foto), estrelado por Charlize Theron e Kim Basinger.

Mas isso é uma pequena parte da mostra mais antiga do mundo. O festival acontece até dia 6 de setembro e traz 21 longas-metragens inéditos na disputa pelo Leão de Ouro, além de outros tantos lançamentos fora de competição.

O BRASIL não tem representante concorrendo ao prêmio principal, mas fará presença por meio de várias atrações, como Encarnação do demônio (foto), de José Mojica Marins, A erva do rato, de Julio Bressane e Rosa Dias, Plastic city, de Yu Lik-wai, co-produção Brasil-China-Japão, Puisque nous sommes nés, de Jean-Pierre Duret e Andréa Santana, co-produção com a França, e Do visível ao invisível, curta co-produzido com o português Manoel de Oliveira.

Veja a lista completa de Veneza 2008 aqui.

Anúncios