curioso03
Uma velha está morrendo. Na cama, num hospital de New Orleans, ela tem a companhia da filha enquanto chega o furacão Katrina, que destruiu a cidade em 2005.

Na espera do inevitável, ela pede à jovem que leia um diário em voz alta. As frases, fotos e postais revelam a história de Benjamin Button, um homem que nasceu parecendo um idoso, e que enquanto crescia, rejuvenescia, fazendo o caminho contrário de todas as outras pessoas. Aos poucos, a filha descobre que a história de Benjamin Button está ligada a sua vida, mais do que ela imaginava.

A relação tênue entre a realidade e o fantástico pode ser considerada como o grande mérito de O Curioso Caso de Benjamin Button, filme de David Fincher, de Zodíaco e Seven – Os Sete Crimes Capitais.

Em tempos em que a velhice virou tabu, o longa baseado no conto escrito pelo norte americano F. Scott Fitzgerald, narra a história do homem que nasce com 80 anos e termina bebê. Jovem por fora, velho por dentro.

Benjamin, interpretado com serenidade por Brad Pitt, assim que nasce é  abandonado na porta de um asilo. Não bastasse sua “doença estranha”, o garoto vive uma infância insólita entre velhos de corpo e alma. Além disso, passa toda a vida dividido entre esse conflito, de não ser por fora o que é por dentro.

No asilo, Benjamin conhece Daisy, uma menina de apenas 5 anos que o encanta logo a primeira vista. Com o passar dos anos Benjamin decide se tornar marinheiro e viaja pelo mundo em um rebocador, e Daisy (Cate Blanchett) vira uma grande bailarina em Nova Iorque.

Quando os dois se reencontram, porém, as diferenças não se acentuam mais pelo físico, e sim pelo tempo distante. O que não impede que fiquem juntos e busquem a superação de qualquer problema. Mas logo eles percebem a dificuldade de um relacionamento em que a diferença de idade se torna cada vez maior.

curioso02
É um filme de narrativa longa e lembra muito Forrest Gump, pois também foi escrito pelo roteirista Eric Roth. Assim como no filme estrelado por Tom Hanks, aqui o roteiro usa o real para contar a história, começando no final da Primeira Guerra Mundial e encerrando na grande tragédia causada pelo furacão em 2005.

Além dos ótimos e convincentes efeitos visuais, o filme tem uma belíssima direção de fotografia de Claudio Miranda, e cresce com a direção de arte de Donald Graham Burt.

Capitaneado por Brad Pitt, obstinado a abandonar sua beleza em favor de uma boa interpretação, ao lado de Cate Blanchett, excelente e linda como sempre, o elenco impecável conta, ainda, com belas atuações de Tilda Swinton, Taraji P. Henson, Jason Flemyng e Jared Harris.

O filme, uma bela e poética obra, sustenta muito bem o seu objetivo ao mostrar a condição humana e as emoções contidas em qualquer jornada. É a complexibilidade da vida, que mesmo se mostrando brega em alguns momentos, é sensível ao contemplar o real.

Nota 5,0/5,0

O Curioso Caso de Benjamin Button-The Curious Case of Benjamin Button
EUA, 2008
Direção: David Fincher
Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Tilda Swinton, Faune A. Chambers, Elias Koteas, Donna DuPlantier e Jason Flemyng
Drama. 166 min.
TRAILER

curioso

Anúncios