A criatividade invadiu Porto Alegre


O Pixel Show é o maior evento de criatividade em arte, design e tecnologia no Brasil e teve sua primeira edição em Porto Alegre nos dias 10 e 11 de abril na Usina do Gasômetro. A função é organizada anualmente pela editora Zupi e já ocorre há cinco anos em São Paulo. O objetivo principal é divulgar e incentivar as atividades do design através da troca de idéias, conhecimento e informação entre os estudantes da área e profissionais das artes e do design através de um circuito de palestras apresentando cases e portfólios de renomados artistas inspirando e motivando novos profissionais.

Na edição realizada por aqui foram convidados palestrantes nas áreas de artes gráficas, HQ’s, artes plásticas, street art e outros. O designer de games argentino Pulpo e o designer gráfico colombiano Jorge Restrepo e Jorge Tadeo Lozano foram os convidados internacionais da conferência. O gaúcho Rafael Grampá representou e muito bem os quadrinhos. Ele é  um dos talentos mais promissores da área.

Os idealizadores do site Abduzeedo, uma central de referências online sobre artes digitais, e a paulista Catarina Gushiken, que por sete anos foi estilista da marca Cavalera, também estiveram por lá. Representando a “Concept Art” Diego Maia explicou seu trabalho de modelador de 3D de personagens de jogos e Marcelo Baldin falou da arte do design de som. O estúdio especializado na direção de filmes para a Internet Santa abordou em sua palestra os projetos de animação realizados para a MTV e Adidas.

Enquanto rolavam as palestras o evento ofereceu um espaço gratuito e aberto ao público com uma feira em que empresas ligadas ao segmento artístico apresentaram seus serviços e produtos. Outra opção eram as ações interativas voltadas para os visitantes como o Painel de Graffiti Interativo, a Mostra de Motion Graphics, o Espaço Kids, Workshops e Oficinas da escola criativa Perestroika, Feira de Tendências em Criatividade e a Galeria Pixel Show, uma mostra de 40 trabalhos de 20 criadores gráficos e 20 artistas e grafiteiros do sul.

Por Caroline Moura
@Carolmmoura

Foto: Alice Corá

Anúncios