A produção do Cirque do Soleil é tão grandiosa, que até a montagem da sua lona é um espetáculo. No começo da tarde de hoje rolou o “Big Top Raising”, no estacionamento do BarraShoppingSul, em Porto Alegre.  O local vai receber o espetáculo Quidam, que inicia a temporada no dia 23 de abril.

Infelizmente eu não consegui acompanhar, mas tenho certeza que foi lindo de ver. Em 2008, quando o Cirque apresentou Alegría na Capital, eu vi a montagem de dentro da lona, e eu era o único jornalista que não ficou do lado de fora (veja). Chorei! Não podia acreditar, pois sou fã da Cia. desde criança.

A colunista mais diva da ZH Cláudia Ioschope@claudiai – esteve hoje nas instalações do Cirque e registrou tudo para o seu blog, o N9ve (foi de lá que eu peguei essas lindas fotos do circo). É um ballet sincronizado que envolve 100 técnicos para o posicionamento de 140 vigas laterais e 450 estacas. Tem até um vídeo pra ver como é o esquema – veja.

Quidam, o melhor

Eu conheço quase todos os espetáculos do Cirque, já analisei número por número de Quidam. Posso me atrever a dizer que ele reúne o melhor da Cia.  Ainda não o assisti ao vivo, o que pode mudar um pouco a minha percepção como aconteceu com Alegría, que era uma das montagens que eu menos me identificava, mas que saí apaixonado.

Em Quidam, uma menina é ignorada pelos país e busca uma saída imaginando coisas e entrando em um mundo de fantasia, com amigos imaginários. A montagem é dirigida por Franco Dragone e conta com a direção criativa de Gilles Ste-Croix, dois mestres do novo circo. Ao mesmo tempo em que o espetáculo traz a exuberância caracteristíca do Soleil, é repleto de momentos sublimes e números jamais imaginados, como a sequência de cordas que cria uma festa no palco. É um enredo cheio de poesia, boa música e artistas de primeira.

A montagem estreou no Canadá em 1996. Desde então,  já foi vista por 9 milhões de pessoas em 20 países. O elenco é formado por 50 artistas, de 15 nacionalidades, incluindo três brasileiros. São mais de 250 figurinos, 200 pares de sapatos e 500 objetos de cena. Ficou com vontade de ver? Para mais informações sobre os horários e ingressos acesse o site do espetáculo aqui.

Agora aproveita e dá uma olhada nesse vídeo. Aerial Contortion in Silk. Me diz se não é demais!

